A Frente Parlamentar pelos Direitos da Primeira Infância visitou, nesta segunda (23), o Alto do Burity, na Zona Norte do Recife. A comunidade foi um dos 40 locais que receberam o Programa Mais Vida nos Morros, voltado para a transformação dos espaços de convivência comunitários, como ruas, praças e escadarias. Um aspecto foi o principal alvo da atenção dos parlamentares: o olhar da política pública para as crianças.

De acordo com o secretário de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife, Túllio Ponzi, um estudo realizado no Alto do Burity apontou que as crianças que antes passavam apenas 15% de seu tempo livre nos espaços públicos, hoje desfrutam 76% da hora do lazer do lado de fora de casa.

“O programa transformou áreas obsoletas em praças, mirantes, espaços para brincadeiras, pontos de compostagem e horta coletiva. A comunidade está toda colorida, repleta de arte e poesia nos muros. Isso gera engajamento social e muda a realidade das crianças, que vão crescer em um ambiente lúdico e acolhedor”, afirmou a deputada Simone Santana, coordenadora do colegiado.

Além dela, participaram da visita as deputadas Alessandra Vieira, Dulcicleide Amorim e Fabíola Cabral, também membros da Frente Parlamentar, que está elaborando um diagnóstico da situação da primeira infância em Pernambuco. “O Mais Vida nos Morros ganhará citação no documento como política exitosa que pode ser replicada em outros municípios. É de baixo custo e de grande impacto na realidade dos moradores e moradoas”, informou Simone Santana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *